Blog

mar 21
design-digital-80708

Quando o design encontra os números

Grandes volumes de informação – especialmente quando envolvem números e exigem transparência – precisam contar com um projeto gráfico funcional e atraente. Por isso, projetar Relatórios de Atividades, Financeiros e Anuários é um trabalho sempre muito desafiador. Para esse tipo de publicação, registrar dados não é o suficiente: é preciso transmitir informação e o bom design é um aliado estratégico nessa missão.

O processo é complexo e ter em mãos o produto final bem resolvido torna esse trabalho ainda mais gratificante. Em projetos dessa natureza, o projeto gráfico bem elaborado organiza a informação, apresentando o conteúdo de forma sistematizada e convidativa à leitura.

Além disso, para muitas empresas o Relatório de Atividades é uma peça-chave, que não apenas presta contas aos investidores mas também ajuda a transmitir a personalidade da marca.

Para começar bem, o primeiro passo deve ser entender o conteúdo e entrar no universo da marca. Qual o tipo de informação que precisa ser transmitida e como ela pode ser melhor apresentada? Temos tabelas? Gráficos? Fotos? Ou muito texto?  Identificar um padrão nesse conteúdo é o que permitirá definir como traduzi-lo visualmente: blocos de texto, chamadas e destaques, infográficos, fotografias etc

A próxima decisão diz respeito à linguagem da peça, que poderá ser bem institucional ou adotar uma abordagem temática. O uso de um tema como fio condutor de Relatórios pode tornar o conteúdo mais lúdico e atraente sem, é claro, abrir da mão da seriedade que pede uma prestação de contas. Pode-se falar ser sobre o momento por que passa a empresa, por exemplo, ou até mesmo relacionar-se com alguma atualidade. Em ano de Copa do Mundo, desenvolvemos o Relatório Anual de uma cooperativa de crédito no qual princípios cooperativistas como espírito de equipe e colaboração foram relacionados ao mundo do futebol. O resultado foi uma publicação dinâmica, agradável de ler e com forte apelo emocional.

Em geral o maior desafio é mesmo o grande volume de conteúdo, que precisa ser tratado de forma organizada e hierarquizada. Nesses casos, o projeto gráfico é responsável por ajudar o leitor a encontrar a informação desejada e, quanto mais ele compreende os códigos visuais adotados, tem ainda mais facilidade para analisar o conteúdo.  Para isso, aspectos como tipografia, cor, mancha gráfica e alinhamento são cuidadosamente estudados para chegar a um visual harmônico que facilite a leitura. Mais recentemente, a adoção de infográficos é um recurso muito comum, pois traduz visualmente a informação e atende aos anseios do usuário por leitura rápida.